29/12/25 - Nomes de ruas

 Antigamente eu olhava os nomes das figuras históricas nas ruas e imaginava como era o caráter e as façanhas dessas pessoas. Hoje, mais experiente, eu só consigo imaginar que tipo de crápulas eles devem ter sido.

 


23/12/25 - Utopias ruins

 Acho ótimo quando me deparo com um livro, filme ou série que escancara o quanto as nossas melhores utopias poderiam ser ruins. Pluribus, da AppleTV+, é um exemplo - ali, até mesmo a paz mundial se revela um desastre completo.


 

20/12/25 - O marketing e o talento

 O que leva ao sucesso hoje em dia é o marketing e a exposição, e isso vale até mesmo para quem tem pouco ou nenhum talento. O talento por si só leva apenas ao anonimato e à frustração.


 

18/12/25 - Defender políticos

 Não consigo entender o que as pessoas que não ganham nada para defender este ou aquele governo, este ou aquele político, ganham quando o fazem...


 

16/12/25 - Jogos e a socialização

 Adoro jogos de cartas e tabuleiro. Não apenas porque às vezes venço ou porque eles me divertem, mas sim por serem uma das poucas formas de entretenimento atual em que as pessoas precisam estar frente a frente, conversando umas com as outras.


 

15/12/25 - Informações e algoritmos

 Hoje em dia, é cada vez mais difícil ficar por dentro de notícias e informações que não estejam em sua área de interesse. Não é fácil convencer o algoritmo a lhe mostrar algo depois de passar tanto tempo treinando-o para livrar-se daquilo.


 

14/12/25 - A ciência e os erros

 Uma das características mais interessantes da ciência é a busca incessante por erros, não por acertos. É notável que a validação do método científico só aconteça quando os erros deixarem de ser encontrados.


 

12/12/25 - Festas inevitáveis

 É preciso ser forte para conseguir evitar as comemorações do Natal e do ano novo no Brasil. O "clima ensurdecedor" dessa época do ano vai perseguir você, vai atazanar sua mente e te deixar deprimido caso não queira participar, não importa onde você se esconda.


 

04/12/25 - Achados e perdidos

 Detesto perder coisas, mas quase sempre esqueço de tudo o que eu jogo fora. Adoraria poder encontrar as coisas que eu perdi só pra poder jogá-las fora e esquecê-las direito.


 

02/12/25 - Falando besteira

 Quer descobrir quando alguém está falando besteira? Pergunte! Questione! As pessoas que falam besteira adoram responder perguntas afirmando coisas que não sabem e seus discursos acabam entrando em contradição. Acredite, eu sei o que estou falando! Acontece comigo o tempo todo!


 

30/11/25 - Manual do Ativista Moderno

 Ninguém vai me impedir de fazer ou dizer o que eu quero! Mas não vou deixar ninguém fazer o que eu não quero que seja feito ou dizer o que eu não quero que seja dito! - extraído de um hipotético "Manual do Ativista Moderno"


 

23/11/25 - Bolsonaro preso e Lula solto

 Bolsonaro está preso. Lula está solto. Por que a justiça brasileira é tão volúvel e muda tanto de ideia em relação ao que deve ou não ser punido? Será que o cerne dos problemas do país não está na própria justiça, na atuação do poder judiciário e nas leis?


 

16/11/25 - A opinião dos especialistas

 Minha definição de especialista é pessoa com uma especialidade, ou seja, muito conhecimento em uma determinada área e pouco em todas as demais. Hoje em dia há especialistas opinando sobre tudo, inclusive sobre as áreas que não são suas especialidades. Não parece um bom negócio.


 

13/11/25 - Globo e o monopólio musical

 Você sabia que quase todos os músicos, grupos e bandas que você conheceu nos últimos 50 anos só se tornaram conhecidos porque apareceram na Globo? Se não tivessem aparecido na Globo, você provavelmente nunca teria ouvido falar deles.


 

08/11/25 - Bolsa Família e o voto

Dias atrás eu me deparei com uma enquete perguntando se o voto de quem recebe Bolsa Família devia ser proibido. Creio que muito mais razoável seria que os funcionários públicos não pudessem votar, e apenas em eleições para cargos nas mesmas jurisdições em que eles atuam.

 


05/11/25 - Pacotes e presentes

 Algo me diz que a poluição no mundo diminuiria em uns 5% caso as pessoas parassem de dar presentes embrulhados em pacotes de presente - e em até 20% caso parassem de dar presentes.




 

04/11/25 - Seja você mesmo

 As pessoas dizem "seja você mesmo e as pessoas vão gostar de você". E eu digo que "vai depender muito de quem você é quando é você mesmo..."


 

31/10/25 - Felicidade e entusiasmo

 Felicidade e entusiasmo são dois dos componentes principais do meu motor de vida. Infelizmente para mim, ainda não descobri o melhor combustível para fazê-las funcionar em conjunto e sem interrupções.


 

30/10/25 - Ideologias frustrantes

 Vejo a ideologia como uma junção de ideias, intenções, anseios, algo pessoal e particular para cada indivíduo. É estranho para mim ver as pessoas sacrificando as próprias convicções para apoiar ideologias coletivas frustrantes como as propostas pela esquerda e pela direita.

 


28/10/25 - Saudade dos boletos

 Saudades do tempo em que todas as contas vinham pelo correio e eu não tinha que ficar digitando senhas e fazendo cadastros pra ver meus boletos na Internet.


 

27/10/25 - Maleabilidade do discurso

 O mesmo presidente que classificou o governo anterior como genocida durante a pandemia de Covid declarou que "os traficantes são vítimas dos usuários de drogas". É mesmo notável - e maleável - a "criatividade" nos discursos dos políticos.

 


24/10/25 - Aprender a desistir

 As pessoas deviam aprender desde cedo a desistir mais das coisas que desejam. Isso evita que elas consigam desistir das coisas que desejam somente depois de as terem obtido.


 

23/10/25 - Sem remorso

 Se um gênio aparecesse para mim e me concedesse um desejo, eu pediria para deixar de sentir remorso. Não tenho dúvida que minha vida seria perfeita a partir daí (doa a quem doer).

 


22/10/25 - Esquerda e direita

 Uma das maiores semelhanças entre a esquerda e a direita no Brasil é ambas continuarem promovendo soluções que já deram errado antes.


 

18/10/25 - Sucesso na vida

 Se você acredita que ter sucesso na vida é uma coisa espetacular, transcendental e mirabolante, muito provavelmente você ainda não teve sucesso na vida - ou teve, mas nem percebeu.


 

17/10/25 - Futebol e impostos

 3.120.210.985.606,62 - você sabe o que esse número representa? Uma dica: não é o número de vezes que os goleiros ficam mais de 8 segundos com a bola na mão sem o árbitro marcar escanteio desde que essa regra foi colocada em prática no futebol brasileiro...


 

16/10/25 - A cultura atual

 Boa parte da cultura atual, ou do que é tido como cultura hoje, faz com que eu me recorde daqueles deveres de casa chatos da escola: é um conhecimento estranho e complexo, que parece ter sentido e ser importante, mas que acaba sendo absorvido e assimilado por obrigação.

 


Doença e Cura